Troca de experiências reforça a importância dos FRS implantados pela Cáritas

Com a articulação da Cáritas Regional Nordeste II na Paraíba, através do Projeto Misereor, aconteceu nessa terça-feira (22), uma visita de campo envolvendo as famílias que compõe o Fundo Rotativo Solidário (FRS) no município de Cacimba de Dentro, ligado à Diocese de Guarabira. A atividade é parte da Oficina Comunitária de Sensibilização sobre a Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT), que será implantada no município.
Na oportunidade, foi visitada a comunidade Araras I, localizada no município de Areial, para conhecer a experiência local de produção agroecológica, como também um modelo de biodigestor utilizado pela família há cerca de sete anos. Além da visita, o grupo realiza análise e impressões do conhecimento adquirido, e já fazem encaminhamentos práticos como a escolha dos coordenadores do grupo.
Para o técnico da Cáritas NE2, José Wellington Barbosa, conhecer o funcionamento de um biodigestor in loco é muito importante para os futuros beneficiários do FRS, pois vão ver na prática o que construirão em suas propriedades a partir do fundo. “Durante a visita, houve uma troca de experiência muito rica entre os participantes e todos ficaram encantados com a tecnologia que não conheciam”.
A atividade contou com a parceria Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Areial, assim como o apoio do Polo Sindical da Borborema.