Notícias

VIII Assembleia da Cáritas NE2: momentos de formação e novas perspectivas

VIII Assembleia da Cáritas NE2: momentos de formação e novas perspectivas

Foi em Piranhas (AL), localizada às margens do Rio São Francisco, o cenário escolhido pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 para inspirar o debate sobre “Mudanças Climáticas: Desafios Pastorais no Cuidado da Casa Comum”. O tema norteou as discussões da VIII Assembleia Regional, que foi realizada entre os dias 03 e 05 de novembro, no Centro Cultural Miguel Arcanjo.

Com o propósito de ser um encontro de caráteres formativo e eletivo, a Assembleia contou com a participação de representantes dos quatros estados que compõem o Regional Nordeste 2 da Cáritas Brasileira. De cada Diocese, participantes trouxeram as expectativas para a realização do evento, assim como a vontade de contribuir com o debate e fortalecer os trabalhos da Rede. Estava presente, também, o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Luíz Cláudio Silva.

No âmbito da formação, além das palestras realizadas, a vivência que cada agente Cáritas possui sobre a região em que está inserido e os relatos compartilhados foram essenciais para a realização de uma boa discussão. Os impactos dos megaprojetos, a exemplo da construção de parques eólicos e do avanço da mineração, além do desequilíbrio ambiental que está ocasionando estiagens prolongadas, aumento da temperatura do planeta, furacões e outros tipos de situação foram assuntos abordados pelos participantes.

Outro ponto forte do evento abrangeu a escolha do secretário regional e de um integrante para o Conselho Consultivo Regional. No primeiro caso, Angelo Zanré foi reeleito ao cargo para o próximo quadriênio e Antônio Lisboa, da Cáritas Diocesana de Campina Grande (PB), assumirá a função de conselheiro, a partir de janeiro de 2018.

A VIII Assembleia Regional marcou um ciclo de acompanhamento realizado pelo bispo referencial Dom Eraldo Silva, da Diocese de Patos (PB). Recentemente, Dom Paulo Jackson, da Diocese de Garanhuns (PE), foi nomeado pelo Conselho Episcopal Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Nordeste 2 para assumir essa função, a partir do próximo ano.

No final da tarde do sábado (04), os participantes do evento realizaram um momento orante às margens do rio. Na ocasião, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e a de São Francisco de Assis foram conduzidas por pescadores da região em barcos. Ao receber os sacramentais, Dom Eraldo proferiu uma bênção sobre todos os presentes.

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2
Fotos: Kilma Ferreira | Assessoria de Comunicação do Regional NE2


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *